quinta-feira, 14 de abril de 2011

Heaven & Hell - The Devil You Know

Eae negada!

  Hoje dedico essa resenha ao melhor cantor de todos os tempos (na minha opinião), que deixou este mundo para ascender aos céus e se tornar uma lenda do metal... Ronnie James Dio morreu ano passado por causa do câncer no estômago... Hoje irei escrever sobre sua última gravação com o Heaven & Hell (Black Sabbath), o The Devil You Know


  Como se pode ler nesta capa muito foda, a banda é formada por Ronnie James Dio (Vocais), Tony Iommi (Guitarra), Geezer Butler (Baixo) e Vinnie Appice (Bateria). Este álbum é composto com músicas com ritmo mais lerdo, nada tão rápido (só pra ter uma noção, acho que não há músicas mais rápidas que "Neon Kinghts") e com uma atmosfera mais sombria que os outros, um bagulho bem do mal!
  Você já percebe esse clima tenso já nas 2 primeiras faixas "Atom & Evil" e "Fear": a primeir com um riff tocado bem lento e em uma sucessão tensa de acordes. A música segue essa linha até em seus versos mais marcantes, com cantos angelicais do Dio, com uma descida de escala padronizada perfeitamente para o ritmo (o padrão deve ser bem básico, mas parece que foi feito para a música!).
  Na "Fear" já acelera um pouco, mas nada extraordinário, com um riff mais foda, e com um refrão bem simples, nada de novo comparando com a primeira faixa.
  Agora segue a fodástica "Bible Black", sem dúvida a melhor do álbum! começa com uma intro com som limpo e feels magníficos, e logo estoura em uma combinação dos instrumentos que resultam em talvez na música mais pesada do Heaven & Hell!! A música continua com variações do mesmo riff, tanto no baixo quanto na guitarra, que casam perfeitamente com os cantos, e com um solo incrívelmente bem executado, também digo que a letra ficou muito boa!
  Com um pouco mais de velocidade, a faixa seguinte é "Double the Pain" com um riff the baixo que logo em seguida é acompanhado pela guitarra, mas o legal, é que o baixo está com uma espécie de flanger! A música também pega um peso extra, talvez pegando o embalo da "Bible Black", com um refrão ascendente e grudento (ao contrário dos versos da "Atom & Evil" que são no final das estrofes descendem).
  Em seguida temos "Rock & Roll Angel" e "The Turn of The Screw". Ambas tem seus meios desenvolvidos em pouca rapidez, com os principais trechos lentos, e novamente possui aqueles versos e/ou refrões melódicos marcantes e grudentos, o que já se tornou a característica predominante mais marcante do álbum.
  "Eating The Cannibals" é a faixa mais rápida do The Devil You Know, com um riff bem cativante(puta que paril quantas vezes eu escrevi riff??), apesar do refrão não ser tão bom, certos versos de uma certa parte compensam essa falta, (acontece isso mais vezes antes desta música) acho que deve esta deve ter a pior letra do álbum, pois todas as outras são fodas.
  Esta ultima trinca segue a mesma linha do cd, "Follow The Tears" é outra música do caralho do álbum, conclui isso quando li esse título pela primeira vez! a guitarra, provavelmente afinada abaixo da afinação normal, soa bem pesada com sua parceria com o baixo, com um riff mais ausente: durante os versos não são aquelas pegadas que sempre preenche aquele pequeno vazio com um 0 (o que quero dizer com 0 seria a corda solta numa tablatura), ela realmente preenche tudo com aquele minúsculo sustain da corda distorcida afinada semitons abaixo. "Neverwhere" esta no padrão da "Eating the Cannibals" e "Breaking into Heaven" está numa linha perto de "Fear", nada de novo.
  O álbum trouxe uma nova sonoridade ao Heaven & Hell, percebe-se que foi consequente do Dehumanizer, com ele já havia um pouco mais sombrio e tenso. Ficou mais destacado os vocais do Dio e a guitarra do Iommi, o The Devil You Know é mais uma obra prima, apesar de soar um pouco repetitivo.
  Nota: 8,2

Link para Download*:
http://www.4shared.com/file/XmmRSI9P/Combe_Heaven_and_Hell_-_The_De.htm

Bônus:

  abaixo posto junto o clipe da "Bible Black", que ficou muito legal, posto pra deixar o post um pouco mais especial, já que estou dedicando ele ao meu cantor favorito que veio a falecer... R.I.P. Ronnie James Dio


Up the irons!

 Ass.: Pedro Lizardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.